
O que é e para que serve o Manual de Identidade Visual
Que um logotipo não é o suficiente pra sustentar uma marca/empresa você já sabe.
Uma identidade visual completa e adequada é mais do que necessária para que uma marca possa se sustentar por anos e ser reconhecida por isso. Mas como dar segmento à um trabalho de identidade criado por um profissional ou agência, se a empresa tomar um rumo de crescimento grande e precisar de mais de um responsável (seja profissional autônomo ou agência) pela parte de criação e publicidade/divulgação da mesma? Ou mesmo se o próprio cliente quiser entender a marca como um todo para que possa delegar seu uso?
É aí que o manual de identidade visual se faz necessário. Porém, não acho que seja um item obrigatório à todas as marcas. Muitos clientes não possuem estrutura para gerenciar de forma correta a utilização de um manual de marca.
Por exemplo: uma pequena empresa, “recém-nascida”, que aplica sua marca apenas em redes sociais, site e papelaria básica não precisa de um manual complexo. Bastam algumas orientações na apresentação da nova marca.
Um manual de marca tem recomendações, normas técnicas e especificações para o uso da identidade de uma determinada marca e suas variações, e útil ao facilitar a preservação das propriedades de tal marca em suas “aparições”.
SOBRE O CONTEÚDO DE UM MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL
Usarei como exemplo um manual da Oi que tenho salvo como exemplo para algumas de minhas criações (de 2017):
INTRODUÇÃO
Abertura do manual com um breve texto sobre o conteúdo geral.
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SUMÁRIO
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“TOM DE VOZ” DA MARCA
Uma breve explicação sobre como a marca “fala” com o consumidor final. Essencial!
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LOGOTIPO: APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVAS
Sempre digo que esse manual de identidade é 99% impecável, não fosse pelo uso da palavra “logomarca”: é um termo que todos entendem, mas na verdade não faz o menor sentido. Enfim, isso é assunto pra outro artigo.
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LOGOTIPO: ESPECIFICAÇÕES, VARIAÇÕES, CORES, RESTRIÇÕES, REDUÇÃO, ÁREA DE PROTEÇÃO, ETC.
Exemplo de página com o setor informativo de “aplicação sobre fundos”, um dos subsetores essenciais para as especificações e restrições do logotipo.
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ELEMENTOS DA MARCA: CORES, GRAFISMOS, FUNDOS, FONTES, ÍCONES, ETC.
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ESTILO FOTOGRÁFICO
Assunto pouco abordado pelos designers no geral, mas essencial, pois quase 100% das marcas fazem uso de fotografia em publicidade e pelas redes sociais.
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COMPOSIÇÃO DE PEÇAS
Página de grid na seção sobre composição de peças gráficas.
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“COBRAND”
Explicando como a marca deve se comportar em assinaturas conjuntas.
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ANIMAÇÃO
Explanando a animação do logotipo em vídeos.
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EXEMPLOS
Exemplo da marca/logotipo em uso!
Existem muitas situações à serem explanadas. Se um “manual de identidade visual” agrega muito menos do que esses itens citados acima, ele pode ser citado como um guia de marca, e vendido por bem menos. Manuais de identidade tendem a ser completos e detalhados. Geralmente quem identifica esclarece qual é a necessidade da marca, é o próprio cliente.
Mas se ele ainda não tem ciência disso e você como contratado identifica tal necessidade, é sempre válido provar por A+B que isso (seja um guia ou o manual completo) se faz muito necessário para a marca dele.